"Um Dia" (One Day) conta a história de Emma e Dexter, dois jovens que se conhecem na faculdade e passam a se encontrar uma vez por ano, no dia 15 de julho, durante 20 anos. Nesse período, Emma enfrenta dificuldades para realizar seu sonho de tornar-se uma escritora bem-sucedida, enquanto Dexter é um garoto mimado que consegue sucesso fácil.
Ontem fui ao cinema assistir ao filme e, depois de já ter lido o romance, algumas comparações são inevitáveis. Até a metade, o longa é bem fiel ao livro, resumindo a história da melhor forma e incluindo as principais falas e detalhes. A partir daí, algumas adaptações são feitas com, ao que parece, o intuito de deixar algumas passagens mais “fofas”, mas o resultado é apenas algumas cenas cheias de clichê, chegando a ser brega. Outra perda ao levar o romance para as telas, é a profundidade da relação entre os personagens, que fica comprometida.
Mesmo com algumas “falhas”, injustas ao se comparar o livro com o filme, é uma boa adaptação, feita pelo próprio autor do livro, David Nicholls. Vale a pena assistir Um Dia, seja pela belíssima fotografia ou pelas sintonia entre os protagonistas. Destaque para a atuação de Anne Hathaway, cuja escolha para intrepretar uma inglesa foi muito criticada, com direito até a um sotaque britânico bem convincente!