Top 5: filmes de dança

quarta-feira, 11 de abril de 2012 |


Há quanto tempo não faço um Top 5! Esse é relacionado a uma das minhas paixões, a dança. Aliás, podem esperar muitos posts sobre dança por aqui nos próximos meses: um dos meus trabalhos do semestre é o projeto gráfico de uma revista sobre dança! Todos os dias tenho lido matérias sobre o assunto, procurado fotos e buscado inspirações, mas isso é assunto para outro post, falo mais sobre a revista aqui antes da versão final.

O que posso adiantar é o Top 5 - Filmes de dança, que com certeza também estará na revista:

#5 Cisne Negro (Black Swan – 2010):
Desculpem-me aqueles que consideram o filme “genial”, “uma obra prima”, mas toda aquela viagem psicológica da protagonista só me deixou angustiada na sala de cinema! Vale a pena pela atuação de Natalie Portman, que rendeu à atriz vários prêmios, pelo ambiente do filme, que é na maior parte do tempo uma companhia de ballet novaiorquina e, é claro, pelas belíssimas coreografias.


#4 Dança Comigo? (Shall We Dance – 2004):
Filme típico de Sessão da Tarde. Richard Gere interpreta um advogado entediado que, sentindo que falta algo em sua vida, se inscreve em um curso de dança depois de ficar encantado por uma das professoras, a personagem de Jennifer Lopez (quem não se encantaria?). Sem pretensão alguma, é ótimo para um domingo à tarde.


#3 Dirty Dancing - Ritmo Quente (Dirty Dancing – 1987):
Agora sim! Quando algo começa a voltar alguns anos, é porque tá ficando bom! 25 anos depois de seu lançamento, Dirty Dancing ainda é um dos filmes de dança mais assistido, um clássico no gênero. Conta a história de uma jovem idealista de família abastada, que durante as férias em um resort, precisa aprender a dançar para substituir a parceira de dança do professor do hotel, pelo qual se apaixona, no dia de uma apresentação importante. Ufa!


#2 Vem Dançar (Take The Lead – 2006):
Antonio Banderas vive um professor de dança de salão encarregado de dar aulas em uma escola pública de Nova Iorque em que os alunos só querem saber de hip hop. A fusão dos dois gêneros cria um estilo novo, sensacional! A melhor cena é a que o personagem de Banderas, acompanhado de uma aluna de sua academia, dança um tango muy caliente para convencer os alunos a praticarem a dança tradicional. Resultado: acaba convencendo quem assiste ao filme também, dá vontade de correr e se matricular em um curso de tango!


#1 Flashdance (1983):
Meu favorito! Um dos filmes mais famosos dos anos 80 e vencedor de vários Oscars. Alex Owens (Jennifer Beals) sonha em se tornar bailarina e fazer parte de uma grande companhia de dança. Para isso, trabalha em uma metalúrgica durante o dia e, à noite, como dançarina em uma boate. (Nick, namorado/chefe – não sabemos o final) Inspirador!


E uma sugestão para assistir no cinema: Pina (2011). O documentário conta a história da coreógrafa alemã Pina Bausch e aqui em Floripa estava em cartaz na versão 3D. Ainda não assisti, mas o filme tem feito sucesso entre o público e críticos. Alguém aí já assistiu?



Um comentário:

Anônimo disse...

alguém que tem a mesma opnião que eu sobre Cisne Negro! hahaha
menina, tudo aquilo me deixava nervosa! só vi o filme uma vez e não pretendo ver novamente!

amo Dirty Dancing! mas tb incluiria na lista Cantando na Chuva :*

Postar um comentário